Zonas costeiras #

As zonas costeiras ou zonas da orla marinha caracterizam-se por uma intensa actividade geológica provocada pelo mar. O movimento das ondas, a subida e descida rítmica do nível das águas resultantes das marés e as correntes marinhas resultantes do movimento das águas de uns locais para os outros da superfície da Terra provocam um profundo desgaste do material da superfície continental em determinadas zonas costeiras e a sua deposição noutros locais, por vezes muito distantes da sua origem.

A acção do mar sobre o litoral é essencialmente mecânica e designada por abrasão. As ondas atacam essas regiões permanentemente, originando um pequeno escarpado nas rochas duras. Na sua base, forma-se plataformas com solo rochoso na base do escarpado, que se denominam plataformas de abrasão.


Reflexão: As arribas são provocadas pelo desgaste dos movimentos da àgua do mar, ou seja, a abrasão marinha. Na base destas, surgem superficies aplanadas e irregulares onde se situam fragmentos rochosos - as plataformas de abrasão.

Sem comentários: