Bacia hidrográfica #

BACIA HIDROGRÁFICA  é definida em função de um curso de água e constitui a área em que as águas precipitadas são conduzidas para uma rede hidrográfica, ou seja, é a área total drenada por um rio e os seus afluentes. Cada rio, pequeno ou grande, tem a sua bacia hidrográfica.

rede hidrográfica  também designada por sistema hidrográfico ou de drenagem, é formada pelo rio e por todos os cursos de água de uma determinada região que nele debitam as suas águas, os chamados afluentes.




Reflexão: As bacias hidrográficas correspondem à totalidade de área correspondente a um rio principal e todos os cursos de água que debitam nesse mesmo rio. A intervenção humana junto dos cursos de água pode agravar as situações de risco características destas zonas, como, por exemplo, as cheias. A implementação de planos de bacias hidrográficas, que visam a gestão, planificação, valorização e protecção equilibradas dos cursos de água, constitui uma forma de assegurar uma boa utilização racional das referidas bacias.

Sem comentários: