Formação dos minerais #

Isomorfismo - Ocorrência de substâncias de minerais com composição química diferente e textura cristalina semelhante. Em certos casos de substâncias isomorfas, pode ocorrer a substituição, na rede estrutural como acontece com as plagioclases, que são silicatos em que o Na+ e o Ca2+ se podem intersubstituir.
 
Polimorfismo - Minerais com a mesma composição química, mas apresentam redes cristalinas diferentes. O carbonato de cálcio, por exemplo, pode formar dois minerais diferentes, a calcite e a aragonite. Também o carbono pode cristalizar, e originar minerais diferentes, como o diamante e a grafite.
 
 
Reflexão: É importante diferenciar o conceito de isomorfismo e polimorfismo, sendo que o primeiro se refere a substâncias minerais com textura cristalina semelhante e o segundo a composições químicas iguais. A ocorrência destas subtâncias, isomorfas ou polimorfas, depende de certas condições exteriores. Temos o exemplo do carbono, que se cristalizar a baixas pressões, origina grafite mas, se cristalizar a elevadas pressões, origina o diamente.

Sem comentários: