SABIAS QUE … para se fazer um casaco de pele, matam-se 24 raposas ou 65 visons ou 8 focas ou 42 raposas vermelhas ou 400 esquilos ou 30 lontras, dependendo do tipo de casaco. Desde o ano 1600, 109 espécies e sub-espécies de animais foram extintas.
Conteúdos leccionados #
O conjunto de mecanismos que permitem a regulação da temperatura do corpo, quando há variação considerável de temperatura do meio externo, designa-se por termorregulação. Esta é controlada pelo sistema nervoso e também, por vezes pelo sistema hormonal.
Os mecanismos de termorregulação são regulados pelo hipotálamo. Esta estrutura, entre muitas funções, é responsável pela regulação da temperatura corporal, funcionando como um termóstato. Na pele, existem células termo-sensoriais, que funcionam como receptores do calor e do frio.
Quando estimuladas, estas células criam impulsos nervosos, que são conduzidos pelos nervos sensitivos e pela medula espinal atá ao hipotálamo. Este está ligado ao centro motor localizado no bolbo raquidiano, cuja função é provocar a dilatação dos vasos sanguíneos - vasodilatação - ou a sua contracção - vasoconstrição. A vasodilatação periférica permite o aumento da perda de calor por meio da dilatação dos vasos sanguíneos da pele, enquanto a vasoconstrição é o movimento oposto diminuindo por isso a perda de calor. Por tudo isto pode-se dizer que o sistema de regulação da temperatura no corpo humano ocorre por um processo de feedback negativo.
# Conteúdos leccionados
Na íntegra, todos os organismos interagem com o seu habitat. Mesmo os seres autótroficos, embora não sejam dotados de órgãos especializados comparáveis aos órgãos dos sentidos dos animais, reagem a muitas características do meio. Os seres vivos podem alterar o seu metabolismo e a sua fisiologia em resposta a estímulos do ambiente.
Nos animais, as respostas rápidas são asseguradas pelo sistema nervoso, que envolve a propagação de alterações electroquímicas ao longo das membranas celulares. As respostas mais lentas são controladas nos animais por mecanismos hormonais, que envolvem a libertação de mensageiros químicos, os neurotransmissores, para os fluidos circulantes, até atingirem as células-alvo.
A adaptação a variações do meio é uma das características específicas da vida. Chama-se homeostasia à manutenção das condições do meio interno dentro de limites compatíveis com a vida, independentemente das variações do meio ambiente.
Doença de Parkinson '
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso.
Na profundidade do cérebro existe uma área conhecida como os gânglios basais. Quando o cérebro inicia uma acção como a de levantar um braço, os neurónios nos gânglios basais contribuem para a precisão e a uniformidade dos movimentos e coordenam as mudanças de posição. Os gânglios basais processam os sinais e transmitem a informação ao hipotálamo, que selecciona os impulsos processados e os envia para o córtex cerebral. Todos estes sinais se transmitem através de neurotransmissores químicos sob a forma de impulsos eléctricos pelas vias nervosas. A dopamina é o principal neurotransmissor dos gânglios basais.
Na doença de Parkinson produz-se uma degenerescência nas células dos gânglios basais que ocasiona uma perda ou uma interferência na acção da dopamina e leva a menos conexões com outras células nervosas e músculos efectores. A causa da degenerescência das células nervosas e da perda de dopamina, habitualmente, não é conhecida. A doença de Parkinson deve-se a processos degenerativos, fármacos ou produtos tóxicos que interferem ou inibem a acção da dopamina no cérebro.
Na doença de Parkinson produz-se uma degenerescência nas células dos gânglios basais que ocasiona uma perda ou uma interferência na acção da dopamina e leva a menos conexões com outras células nervosas e músculos efectores. A causa da degenerescência das células nervosas e da perda de dopamina, habitualmente, não é conhecida. A doença de Parkinson deve-se a processos degenerativos, fármacos ou produtos tóxicos que interferem ou inibem a acção da dopamina no cérebro.
Fonte: http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D93%26cn%3D878
Reflexão: A doença de Parkinson é uma doença degenerativa, um problema no sistema nervoso, no qual existe dificuldades na acção de um neurotransmissor, a dopamina. Esta afecta o funcionamento dos músculos, por isso os seus doentes têm complicações nos movimentos.
Alguns dos termos aqui utilizados e que se encontram destacados, irão ser esclarecidos na próxima mensagem (:
Zoo ornitológico de Lourosa
Visitei o Zoo ornitológico de Lourosa e aqui estão algumas fotos da variada fauna lá existente !
Algumas curiosidades ...
TPC '
TPC - O trabalho de casa de cada um de nós é garantir que a Terra esteja limpa e arrumada para mais umas gerações.
Reflexão: Este conceito está relacionado com o desenvolvimento sustentável na medida em que cada pessoa deve corrigir as suas acções para nao comprometer o seu futuro colectivo e das restantes espécies. Assim, são necessárias medidas como a reciclagem, o recurso a energias renováveis, o ordenamento do território, a reabilitação ambiental, a conservação do património geológico e o controlo do crescimento populacional, para satisfazer as necessidades presentes e as do futuro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)