Doença de Parkinson '

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso.


Na profundidade do cérebro existe uma área conhecida como os gânglios basais. Quando o cérebro inicia uma acção como a de levantar um braço, os neurónios nos gânglios basais contribuem para a precisão e a uniformidade dos movimentos e coordenam as mudanças de posição. Os gânglios basais processam os sinais e transmitem a informação ao hipotálamo, que selecciona os impulsos processados e os envia para o córtex cerebral. Todos estes sinais se transmitem através de neurotransmissores químicos sob a forma de impulsos eléctricos pelas vias nervosas. A dopamina é o principal neurotransmissor dos gânglios basais.
Na doença de Parkinson produz-se uma degenerescência nas células dos gânglios basais que ocasiona uma perda ou uma interferência na acção da dopamina e leva a menos conexões com outras células nervosas e músculos efectores. A causa da degenerescência das células nervosas e da perda de dopamina, habitualmente, não é conhecida. A doença de Parkinson deve-se a processos degenerativos, fármacos ou produtos tóxicos que interferem ou inibem a acção da dopamina no cérebro.

Fonte: http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D93%26cn%3D878


Reflexão: A doença de Parkinson é uma doença degenerativa, um problema no sistema nervoso, no qual existe dificuldades na acção de um neurotransmissor, a dopamina. Esta afecta o funcionamento dos músculos, por isso os seus doentes têm complicações nos movimentos.
Alguns dos termos aqui utilizados e que se encontram destacados, irão ser esclarecidos na próxima mensagem (:

Sem comentários: