Conteúdos leccionados #

O conjunto de mecanismos que permitem a regulação da temperatura do corpo, quando há variação considerável de temperatura do meio externo, designa-se por termorregulação. Esta é controlada pelo sistema nervoso e também, por vezes pelo sistema hormonal.



Os mecanismos de termorregulação são regulados pelo hipotálamo. Esta estrutura, entre muitas funções, é responsável pela regulação da temperatura corporal, funcionando como um termóstato. Na pele, existem células termo-sensoriais, que funcionam como receptores do calor e do frio.

Quando estimuladas, estas células criam impulsos nervosos, que são conduzidos pelos nervos sensitivos e pela medula espinal atá ao hipotálamo. Este está ligado ao centro motor localizado no bolbo raquidiano, cuja função é provocar a dilatação dos vasos sanguíneos - vasodilatação - ou a sua contracção - vasoconstrição. A vasodilatação periférica permite o aumento da perda de calor por meio da dilatação dos vasos sanguíneos da pele, enquanto a vasoconstrição é o movimento oposto diminuindo por isso a perda de calor. Por tudo isto pode-se dizer que o sistema de regulação da temperatura no corpo humano ocorre por um processo de feedback negativo.

Sem comentários: