Um grande passo para o Homem ...

Quem nunca ouviu a história? Qualquer busca rápida na internet apresentará milhares de páginas que apresentam argumentos supostamente convincentes de que o homem nunca foi à Lua e de que o "salto gigantesco para a humanidade" foi um gigantesco engodo promovido pelo governo americano.

Antes de mais nada, vamos reforçar: não foi. O homem realmente foi à Lua. Houve seis missões de pouso lunar com astronautas conduzidas pela Nasa. A pioneira, Apollo 11, resultou na primeira caminhada de um homem na superfície do satélite, em 20 de julho de 1969.

Os partidários da teoria da conspiração adoram elencar argumentos que demonstrariam a "fraude": sombras e luzes que não deveriam estar nas fotos feitas pelos astronautas, enquadramentos perfeitos demais e cenas que poderiam muito bem ter sido produzidas por Hollywood são alguns deles.

O que ninguém responde é como os russos, rivais dos americanos na corrida espacial, nunca apontaram isso. Em vez disso, eles interpretaram todos os sinais de rádio que captaram dos astronautas americanos, vindos da Lua, como evidência de que eles estavam mesmo lá. E até hoje é possível usar lasers para medir a distância exata entre a Terra e a Lua, graças a espelhinhos que os astronautas instalaram na superfície lunar.



Reflexão:

Em 1969, Neil Amstrong foi o primeiro homem a ir à lua, facto que é bastante questionado e duvidado. Porém, este foi um grande passo para a Humanidade, o satélite da Terra que tem vindo a despertar bastante interesse à comunidade cientifica e do qual já se conseguiu obter muitas informações, é um chave para o estudo da origem do Sistema Solar. Esta, acompanhante do nosso planeta azul, é um dos factores que permite a existência de vida na Terra pela sua influência sobre ela.
A Lua não tem atmosfera, é geologicamente inactiva e apresenta diferentes tipos de relevo: os mares lunares de tonalidade escura e compostos basálticos, e os continentes lunares constituídos por anortosito e as crateras de impacto de corpos celestes.

1 comentário:

Bianca Castro. disse...

Gosto deste aspecto, é mais agradável que o anterior! (:
Não te esqueças de votar no meu inquérito :D