É possível a previsão dos sismos?

Ainda não é possível prever a hora e local exactos de ocorrência de sismos. Como excepção, destaca-se o sismo de Haicheng na China, em Fevereiro de 1975, cuja previsão foi possível, por ter sido precedido por uma série de perturbações na crosta terrestre, que foi monitorizada, permitindo a evacuação ordeira das cidades e salvando a vida a milhares de pessoas.

No entanto, a crosta terrestre raramente dá aviso antes de ocorrer uma ruptura. Por isso, não podemos estar à espera de ser avisados com antecedência antes de ocorrer o próximo sismo violento.

Mesmo assim, na maioria dos casos, são observadas diferenças no comportamento de vários animais (como cães, gatos, peixes e cobras), antes da ocorrência de um sismo, embora ainda não exista conhecimento científico sobre como interpretar a diferença de comportamento dos animais observada, já que pode ser causada por vários outros factores.
Contudo, as tribos aborígenas que habitam as ilhas Andaman e Nicobar escaparam ilesas ao maremoto de 26 de Dezembro, por conseguirem detectar os sinais de aviso dos animais, incluindo aves e animais marinhos, dando tempo suficiente a estas tribos para se abrigarem em locais seguros. Daí que antropologistas estejam a tentar documentar este fenómeno, de forma a criar uma base nacional de recursos para um sistema de sinalização costeiro.




Reflexão:

Infelizmente não se consegue prever a ocorrência dos sismos. Caso tal fosse possível, diminuir-se-ia os seus estragos e vítimas, deixando de ser uma catástrofe tão devastadora como é.
Contudo, os sismos são pressentidos pelos animais visto que estes estabelecem relações com o meio inserido e, assim, se apercebem do seu futuro acontecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário