" O bom Gigante "
VULCÃO ETNA
- Localização geográfica: O vulcão Etna, um dos que ainda hoje se mantém activo na Europa, situa-se na Itália, perto da costa, na parte oriental da Sicília, entre as províncias de Messina e Catânia.
- Tipo de vulcão / vulcanismo: O Etna é um vulcão composto, em que as emissões de lava, mais viscosa, são feitas através da abertura central. Em relação às suas erupções, este é do tipo erupção mista com alternância de explosões violentas e emissão de lavas. O Cone tem camadas alternadas de piroclastos e lava solidificada.
- Contexto tectónico: O Vulcão Etna está nas fronteiras convergentes de placas litosféricas, correspondendo à subducção da placa Africana sob a placa Euro-asiática. Nestas zonas, a placa menos densa mergulha sob a outra e o magma pode subir através de fracturas na litosfera, dando origem a vulcões tal como aconteceu com este.
- Curiosidades / observações:
- Estudos geológicos demonstraram que as primeiras erupções do Etna remontam ao final do período Paleogénico, há cerca de 2,5 milhões de anos.
- Apesar do ímpeto ao cuspir lava, o Etna é conhecido como “Bom Gigante” na região, pois matou relativamente pouca gente.
- Os solos vulcânicos á volta do Etna propiciam bons campos para a agricultura, com vinhas e hortas espalhados nas saias da montanha e em toda planície de Catânia ao sul.
Um grande passo para o Homem ...
Em 1969, Neil Amstrong foi o primeiro homem a ir à lua, facto que é bastante questionado e duvidado. Porém, este foi um grande passo para a Humanidade, o satélite da Terra que tem vindo a despertar bastante interesse à comunidade cientifica e do qual já se conseguiu obter muitas informações, é um chave para o estudo da origem do Sistema Solar. Esta, acompanhante do nosso planeta azul, é um dos factores que permite a existência de vida na Terra pela sua influência sobre ela.
A Lua não tem atmosfera, é geologicamente inactiva e apresenta diferentes tipos de relevo: os mares lunares de tonalidade escura e compostos basálticos, e os continentes lunares constituídos por anortosito e as crateras de impacto de corpos celestes.
O Universo
Se alguma vez fiz descobertas valiosas, tal deveu-se mais a uma observação paciente, do que a qualquer outro talento.
À escala do tempo médio de vida de um ser humano, a dinâmica dos corpos celestes, dos quais fazem parte as estrelas, os planetas, as nebulosas, os cometas, entre outros, parece-nos tranquila, lenta e imutável. No entanto, se pudéssemos observar o cosmos em câmara acelerada, seríamos surpreendidos pelo insuspeitado dinamismo que existe às grandes escalas do Universo: o movimento das galáxias, o nascimento e morte de estrelas e sistemas solares, e todo o movimento imperceptível aos nossos olhos das grandes nebulosas e das poeiras interestelares.
O Universo, tal como o conhecemos hoje, é o resultado de diversas transformações e mudanças causadas por diversos fenómenos. É no universo que está o sistema solar, um pequeno ponto na sua imensidão. Há tanto por descobrir e o Homem ainda não chegou tão longe como desejaria. Ao conhecermos o nosso universo, as restantes galáxias ou os outros planetas, vamos adquirindo informações sobre o próprio planeta Terra e, deste modo, conhecendo a sua história.
Apresentação - Rochas
Reflexão:
Este vídeo recorda-me uma aula prática da disciplina de Biologia e Geologia em que observámos as características de rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. Tal como nesta apresentação, analisámos a mineralogia das rochas que nos foram expostas … Essa actividade contribui para o reconhecimento de minerais, ou texturas, ou brilhos de diferentes rochas e também para nos auxiliar no estudo destas.
AS ROCHAS
A camada rígida (sólida) mais externa da Terra é a litosfera e é constituída essencialmente por rochas. As rochas são agregados de minerais, e diferem entre si basicamente pela composição mineralógica e pela textura (tamanho e forma dos grãos minerais e o modo como estes estão dispostos), factores definidos na sua formação.
Quanto à sua origem, podemos considerar três tipos básicos de rochas:
- Rochas Magmáticas - formadas por solidificação do magma;
- Rochas Sedimentares - formadas por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos;
- Rochas Metamórficas - formadas pela transformação de rochas pré-existentes no estado sólido devido ao aumento da pressão e da temperatura.
Ciclo das Rochas
Os três grupos de rochas - magmáticas, sedimentares e metamórficas - transformam-se continuamente na natureza num conjunto de processos geológicos. Este foi pela primeira vez descrito em 1785 pelo escocês James Hutton.
- Após arrefecimento, o magma solidifica originando rochas magmáticas. Estas, mais tarde, vão ascendendo à superfície.
- Uma vez expostas à superfície, as rochas sofrem meteorização e erosão. Estes depois de transportados pela água e pelo vento, depositam-se em zonas deprimidas da crosta continental ou oceânica. Devido a fenómenos de subsidência, os materiais da crosta vão afundando aumentando a pressão e a temperatura. Originam então rochas sedimentares.
- Com o continuar do processo de subsidência crustal, em que a pressão e a temperatura aumentam, as rochas sofrem recristalizações no estado sólido dos seus minerais. Surgem as rochas metamórficas.
- Caso a temperatura ainda aumente mais as rochas fundem originando-se o magma, que pode voltar a formar novamente rochas magmáticas.
FONTES:
Reflexão:
Na crusta terrestre existe uma grande diversidade de rochas, podendo agrupar-se em três grupos: magmáticas, metamórficas ou sedimentares. A história de cada rocha pode, na verdade, contar-nos um pequeno excerto da história da Terra. Leva-nos a recuar no tempo até ao momento em que estas se formaram e permite-nos, assim, obter informações sobre as condições ambientais ou as transformações que ocorreram até ali.
Deste modo, podemos afirmar que o nosso Planeta, a Terra, é ‘vivo’ pois apercebemo-nos de um ciclo de mudanças, uma dinâmica própria à qual os geólogos chamaram ciclo das rochas.
Geologia, a Ciência da Terra
Será sobre Geologia que me debruçarei numa primeira fase de realização do meu portefólio (: