Principio da identidade paleontológica #

Estratos pertencentes a colunas estratigráficas diferentes e que possuam conjuntos de fósseis semelhantes têm a mesma idade relativa. Nesta datação, são importantes os fósseis de idade. São bons fósseis de idade aqueles que tiveram um curto período de vida, mas que tiveram uma grande expansão geográfica.


Reflexão: Este princípio indica-nos que estratos que contêm os mesmos fósseis possuem a mesma idade.

Princípios da continuidade lateral #

Os estratos podem ser tanto mais espessos como menos espessos, consoante as condições de sedimentação do local. Isto permite datar, em colunas estratigráficas de dois lugares afastados, sequências de estratos idênticas (desde que as sequências de deposição sejam semelhante).


Reflexão: Se as rochas estiverem intercaladas em rochas idênticas, mesmo que estejam distantes, pode estabelecer-se uma correlação de idade, ajudando-nos na datação de estratos.

Princípio da sobreposição de estratos #

Numa série de estratos, qualquer estrato é mais recente do que os estratos que estão abaixo dele e mais antigo do que os estratos que a ele se sobrepõem. Por vezes, surgem superfícies de descontinuidades onde ocorreram eliminação de determinados estratos, devido, por exemplo, à erosão.


Reflexão: Este príncipio é aplicado sobretudo às rochas sedimentares e permite-nos uma datação relativa dos estratos.

O presente é a chave do passado. #

As rochas sedimentares são habitualmente estratificadas e fossilíferas. Além disso, preservam determinadas estruturas que permitem desvendar as condições da sua formação. As superfícies de estratificação ocorrem frequentemente marcas que testemunham a existência de interrupções na sedimentação, como por exemplo: marcas de ondulação, fendas de dessecação, marcas das gotas da chuva ou mesmo presença de pegada, pistas de reptação fezes fossilizadas (icnofósseis).

 

Assim, a partir do princípio das causas actuais, pode explicar-se o passado a partir do que se observa hoje, pois acredita-se que determinados fenómenos no passado são idênticos aos do presente.



Reflexão: O estudo de fenómenos actuais pode trazer-nos imensas informações sobre o passado geológico. As rochas têm um papel determinante nas descobertas da história da Terra, em termos cronológicos pois permitem-nos uma datação desses acontecimentos. Desta maneira, cada rocha pode contar-nos uma hisória da Terra e da Vida.

Rochas sedimentares quimiogénicas #

As rochas quimiogénicas são formadas por materiais resultantes da precipitação de substâncias em solução. A evaporação da água onde as substâncias estão dissolvidas, leva à formação de cristais que se acumulam, constituindo os evaporitos.


Reflexão: Alguns exemplos de rochas sedimentares quimiogénicas são: o travertino, tratando-se de um calcário de precipitação, resultante da precipitação do carbonato de cálcio de águas saturadas deste soluto; o gesso, resultante da cristalização derivada da evaporização da água; e ainda o sal gema, sendo um evaporito que resulta da formação de cristais de halite (NaCl) e outros sais por evaporação da água.

Rochas sedimentares biogénicas #

As rochas biogénicas são formadas, essencialmente, por sedimentos de origem orgânica, isto é, com origem a partir de restos de seres vivos ou por materiais resultantes da sua actividade por eles produzidos.



Reflexão: Dentro das rochas sedimentares biogénicas, podemos considerar os calcários biogénicos (calcários conquíferos e recifais), o carvão e o petróleo, dando destaque para estes dois últimos pois são de enorme importância a nível energético.


Rochas sedimentares detríticas #

As rochas sedimentares detríticas são constituídas sobretudo por sedimentos de origem detrítica, ou seja, sedimentos resultantes do processo de meteorização e erosão de rochas preexistentes. Podem ser formadas a partir de clastos soltos, sendo consideradas rochas não consolidadas, ou podem ser formadas por clastos ligados por um cimento formados por minerais novos, sendo assim uma rocha consolidada.



Reflexão: As rochas sedimentares podem ter origem detritica e como tal são classificados como rochas sedimentares detriticas. Dentro destas, ainda podem ser consolidadas ou nao consolidadas. Nestas rochas dá-se importância às dimensões dos materiais que as constituem para as poder caracterizar.

Saída de campo

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, foi-nos proposta uma saída de campo com o objectivo de aprofundarmos os temas e conteúdos abordados nas aulas. Esta pretendia também fazer-nos reflectir sobre a ignorância e erros das populações que se verificam na faixa litoral do Parque Natural Litoral Norte (PNLN), a qual foi a escolha para a nossa visita.



Toda esta zona reflecte a inconsciência desmedida do Homem e a sua falta de conhecimentos geológicos, o que contribuiu para consciencializar todos os alunos participantes. Deste modo, considero que foi uma aula de campo benéfica para organizar e complementar o nosso estudo.

Actividades laboratoriais (2)

Uma das últimas actividades laboratoriais que realizámos foi a classificação de certos seres vivos. Desta maneira, debruçamo-nos sobre a sistemática e a taxonomia, e tentámos descobrir o reino, o filo, a classe e ainda a classe a que estes pertenciam, através de chaves dicotómicas que o professor nos forneceu.





Por exemplo, o golfinho pertence ao reino Animalia e, com base nas suas características e através da chave dicotómica, ficamos a saber que pertence ao Filo – Chordata e à Classe – Mammalia.

Tema 3 e 4

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos
- Animalia- reino dos seres vivos constituído por organismos eucariontes multicelulares.

- Classificação artificial- tipo de classificação que não tinha em conta o factor tempo e para além disso baseava-se num pequeno numero de caracteristicas para agrupar os seres vivos.

- Classificação evolutiva- classificação biológica ou filogénica, é aquela que está assente na semelhança genética e molecular em detrimento dos critérios morfológicos, agrupa os organismos em função do grau de parentesco entre eles.

- Classificação horizontal- classificação biológica que não tem em conta o tempo, previligiando os caracteres estruturais, sem procurar reflectir as relações filogenéticas.

- Classificação natural- aquela em que a formação dos grupos se baseia no maior número possivel de caracteres, agrupando assim os organismos mais relacionados entre si.

- Classificação racional- classificação biológica baseada em caracteres apresentados pelos seres vivos.

- Classificação vertical- classificação que tem em consideração a evolução ao longo do tempo.

- Darwinismo- teoria explicativa da biodiversidade baseada na actuação da selecção natural sobre a variabilidade dos indivíduos.

- Epíteto específico- termo que se coloca a seguir ao nome genérico, para no conjunto designar a espécie.

- Espécie- unidade básica de classificação, representa um grupo natural constituído pelo conunto de indivíduos morfologicamente semelhantes, que partilhando o mesmo fundo genético podem cruzar-se entre si originando descendência fértil.

- Estruturas análogas- formações que executam função idêntica, podendo por convergência apresentar forma semelhante, tendo, contudo, origem e estrutura diferentes.

- Estruturas homólogas- formações relacionadas filogeneticamente que têm, por isso, a mesma origem e estrutura básica, podendo ter funções diferentes.

- Estruturas vestigiais- estruturas atrofiadas sem qualquer função evidente.

- Evolução convergente- ocorre quando pressões selectivas semelhantes originam adaptações semelhantes em grupos taxonómicos não relacionados.

- Evolução divergente- ocorre quando uma ou mais populações relacionadas apresentam estruturas homólogas como resultado de pressões selectivas diferentes.

- Fundo genético- conjunto de todos os alelos de todos os genes que estão presentes nos indivíduos de uma população.

- Fungi- reino de seres vivos constituído por organismos eucariontes, na maioria multicelulares.

- Lamarckismo- teoria evolucionista que explica a diversidade específica através da lei do uso e do desuso e da herança dos caracteres adquiridos.

- Monera- reino de seres vivos constituído por organismos procariontes, unicelulares.

- Neodarwinismo- teria da evolução que explica o aparecimento de espécies por mutações e recombinações génicas triadas por selecção natural.

- Nomenclatura binominal - nomenclatura utilizada na designação de espécie. Constam dois termos: o primeiro é o nome do género a que a espécie pertence e o segundo o restritivo específico.

- Nomenclatura trinominal- nomenclatura utilizada na designação da subespécie em que a seguir ao nome da espécie se acrescenta um terceiro nome, o restritivo subespecífico.

- Plantae- reinos de seres vivos constituído por organismos eucariontes, multicelulares, com nutrição autotrófica.

- Protista- reino de seres vivos constituído por seres eucariontes, muitos são unicelulares, alguns têm organização colonial e outros são multicelulares.

- Restritivo específico- o mesmo que epitéto específico.

- Sistemática- ciência que procura compreender as relações de parentesco entre os seres vivos e fazer a sua história evolutiva, podendo também fazer a sua classificação.

- Taxon- cada uma das categorias taxonómicas

- Taxomia- ramo da Biologia que se ocupa da classificação dos seres vivos e da nomenclatura dos grupos formados.

- Teoria sintética- o mesmo que darwinismo.


Reflexão: Estas são definições de alguns conceitos chave na nossa aprendizagem da matéria leccionada no Tema 3 e 4.