Camuflagem '

A camuflagem é uma das mais eficazes formas de protecção no mundo animal. A selecção natural permitiu que várias espécies de animais adaptassem a sua aparência ao meio em que vivem, numa engenhosa tentativa de torná-los invisíveis, tanto predadores, quanto presas.


Ciclo Celular #

O ciclo celular refere-se ao crescimento e à divisão da célula, de forma contínua e repetitiva. Então, o ciclo celular é o conjunto de transformações que decorrem desde a formação de uma célula até ao momento em que ela própria, por divisão, origina duas células-filhas. Existem duas fases no ciclo celular, a interfase (Período G1, S, G2) e a fase mitótica (Mitose: Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase; Citocinese) .


Mutação #

O termo MUTAÇÃO designa uma alteração brusca no DNA. A mutação pode ser induzida quer por um agente físico, quer por um agente químico (o designado mutagénico). A gravidade das consequências das mutações depende das alterações que provocam a nível da capacidade funcional da proteína que codificam (em relação com o tipo de aminoácido que é substituído e com o local do gene em que ocorrem) e do impacto dessa modificação do organismo no seu todo. Algumas mutações não acarretam grandes problemas mas outras podem ser fatais.


A IMPORTÂNCIA DO PROJECTO GENOMA HUMANO (:


Reflexão: O tema do meu trabalho é " A Importância do Projecto Genoma Humano" que nos mostra o significado da descoberto do genoma humano para a Humanidade, trazando vantagens, principalmente, no campo da medicina e da biologia.

Tradução #

Após a transcrição e a presença do mRNA no citoplasma, inicia-se o processo de tradução a nível dos ribossomas. A tradução ocorre no citoplasma, junto dos ribossomas e consiste em unir os aminoácidos segundo uma determinada ordem dada pela informação contida no mRNA.
Neste processo há a transformação da mensagem contida no mRNA na sequência de aminoácidos que constituem a cadeia polipeptídica.

Compreende três etapas fundamentais: iniciação, alongamento e terminação da cadeia polipeptídica.
Como principais intervenientes destacam-se: mRNA, amioácidos, tRNA, ribossomas, enzimas e ATP.




Processo do mRNA #

Mecanismo de maturação do mRNA.


O mRNA é processado no núcleo antes de ser transportado para o citoplasma. Com algumas excepções, a maior parte dos genes que promovem a formação de proteínas contêm sequências não codificantes (intrões), intercaladas com sequências codificantes (exões). Os exões têm em geral um comprimento médio de 100 a 500 nucleótidos. Os intrões têm comprimentos muito variáveis desde 100 a 50 000 nucleótidos. Na realidade, o mRNA transcrito não é mais do que um percursor do mRNA funcional, razão pela qual se designa, normalmente, por RNA pré-mensageiro.

Transcrição #

A transcrição é um processo que ocorre no núcleo e consiste na síntese do RNA mensageiro a partir de uma porção do DNA, com intervenção de uma enzima, a RNA polimerase. Uma das cadeias da molécula de DNA actua como molde para a síntese de mRNA, a partir de ribonucleótidos livres no nucleoplasma. Os nucleótidos vão-se ligando no sentido 5’ --> 3’, de acordo com o padrão de complementaridade das bases azotadas do DNA e RNA. A enzima RNA polimerase vai-se deslocando ao longo do DNA, até encontrar uma sequência de nucleótidos que dá o sinal de terminação da síntese do RNA. A cadeia de mRNA sintetizada liberta-se da cadeia de DNA que lhe serviu de molde; esta volta a emparelhar com a cadeia complementar, reconstituindose a estrutura da dupla hélice do DNA.



Curiosidade '

PORQUE É QUE OS FLAMINGOS SÃO COR DE ROSA?



Existem no mundo 5 espécies de flamingos, que se distinguem pelo tamanho e pela coloração. O flamingo-chileno é de menor porte e com tom de rosa mais claro, enquanto o flamingo-rosa, considerado o maior das 5 espécies, é de cor rosa mais intensa.

Os flamingos são animais com hábitos migratórios que vivem próximos a água de onde provém sua dieta, composta principalmente de vegetação e invertebrados aquáticos. Em grande parte desses invertebrados está presente uma substância chamada cataxantina que confere ao animal a coloração rosada. Na falta dessa substância as penas tornam-se esbranquiçadas.

# Código genético



Reflexão: Este cartoon elucida-nos para a descoberta do código do genoma humano, ou seja, o código genético. Este é um código universal que estabelece a equivalência entre um codão do ácido ribonucleico mensageiro (mRNA) e um aminoácido. Pode-se dizer que é a correspondência entre a linguagem de quatro letras dos ácidos nucleicos, os nucleótidos (A - adenina, T - timina, G - guanina e C - citosina) e a linguagem de letras dos aminoácidos existentes nas proteínas. O código genético representa o "dicionário" que permite à célula a tradução da linguagem nucleica numa linguagem proteica.

Volta ao Mundo .



As Cataratas do Iguaçu é um conjunto majestoso de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, localizando-se entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú, Misiones, na Argentina. A área total de ambos os parques nacionais corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e declarada como Patrimônio Natural da Humanidade.

# Replicação do DNA




Reflexão: A replicação do material genético é semiconservativa. Cada cópia da molécula de DNA contém duas cadeias da molécula de DNA original e uma cadeia que se formou de novo segundo a regra de complementaridade de bases.

Este video mostra-nos a experiência de Meselson e Stahl, que confirmaram esta ideia.
Matthew Meselson e Franklin Stahl, em 1958, trabalharam com a marcação do ADN por incorporação de Azoto pesado 15N.
Os cientistas imaginaram que, se as duas cadeias polinucleotídicas de uma molécula de ADN fossem marcadas, seria possível fazer uma previsão sobre o destino dessas cadeias no decorrer das gerações seguintes.
a) Após uma replicação, ambas as moléculas filhas estariam marcadas e cada uma delas conteria metade da marcação da molécula mãe original.
b) Após duas replicações, metade das moléculas estaria marcada e, a outra metade não. A metade marcada, conteria a mesma marcação que as moléculas originais (que foram geradas na primeira replicação).

# Genes

O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma seqüência específica de ácidos nucléicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico – RNA).

Os genes controlam não só a estrutura e as funções metabólicas das células, mas também todo o organismo. Quando localizados em células reprodutivas, eles passam sua informação para a próxima geração.



Curiosidade '



Este incrível peixe de águas profundas é o barreleye fish. Adaptado à vida nas profundezas do oceano, o seu corpo é totalmente escuro e, somente a parte de cima da cabeça, é transparente.

O peixe evoluiu de forma que seus olhos se possam mover dentro da cabeça, permitindo ao peixe localizar predadores e alimento na escuridão. Os cientistas acreditam que a visão do animal desenvolveu um tipo de filtro que permite ignorar a luz solar e captar a bio-luminosidade de pequenos peixes e medusas, o seu principal alimento.
Uma outra curiosidade, são as duas cavidades visíveis na frente da cabeça que, apesar da aparência de olhos, são na verdade o órgão olfactivo do animal, similar às narinas dos seres humanos.


FONTE: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php/topic,65624.0.html

Cientistas constroem biochip com DNA "desenrolado"

"A ciência já descobriu que a hélice é um dos formatos mais eficientes para o armazenamento de informações. Não é à toa que o nosso DNA - a molécula que guarda todas as nossas informações vitais - tem esse formato.
Mas agora, cientistas da Universidade do Estado de Ohio, Estados Unidos, resolveram "desenrolar" a molécula de DNA e descobriram que ela pode se tornar muito útil na construção de biochips, pequenos circuitos eletrônicos capazes de detectar compostos químicos e biológicos.
Esses chips, que fazem uma ponte entre a eletrônica e a biologia, poderão permitir a detecção de doenças no próprio consultório médico, sem que o paciente tenha que esperar dias pelo resultado de exames."





Reflexão: As descorbertas feitas em relação ao nosso DNA, como esta, permitem que a ciência evolua e, assim, se desenvolvam técnicas para se fabricar e montar os nanofios em larga escala, para que eles possam vir a ser utilizados em biochips prontos para uso. Desta maneira, a evolução continua e assiste-se a progressivas melhorias na vida humana.

# RNA

O RNA, ou ácido ribonucleico, é uma molécula em cadeia simples, apresentando uma estrutura primária semelhante à do DNA. Como principais diferenças em relação ao DNA, o RNA:


• possui a ribose em vez da 2’-desoxirribose, o que lhe confere uma desvantagem estrutural pois torna-se menos resistente à hidrólise;

• é composto por quatro bases  (guanina e adenina, citosina e uracilo, em detrimento da timina, presente no DNA).

• apresenta-se, normalmente, sob a forma de cadeia simples, podendo ocorrer emparelhamento das bases a nível intramolecular (o que torna o RNA não redundante), assumindo formas complexas e pouco usuais.