Curiosidade '

A maior borboleta do mundo é a Queen Alexandra Birdwing, sendo encontrada apenas numa pequena área das florestas tropicais ao norte da Papua Nova Guiné. Além de grande, também é uma das mais raras borboletas do mundo,estando ameaçada de extinção devido a destruição do seu habitat natural.




Fonte: //www.portaldascuriosidades.com/forum/index.phpPHPSESSID=8kbu8jeaf4o9ht1c9jrrf1od61&board=51.0

# Estrutura do DNA

O DNA apresenta duas cadeias de nucleótidos complementares, de acordo com o emparelhamento obrigatório das bases constituintes dos nucleótidos que o compõem: A-T e G-C.

Os desoxirribonucleotidos de uma cadeia simples de DNA estão ligados entre si través de uma ligação fosfodiéster entre o carbono 3' do nucleotídeo anterior e o carbono 5' do nucleotídeo posterior. Deste modo, a cadeia de DNA apresenta uma extremidade livre, a 3' com um grupo hidroxilo e uma extremidade 5' livre com um grupo fosfato.

O DNA apresenta uma estrutura secundária sob a forma de dupla-hélice (Watson e Crick, 1953), formada por duas cadeias complementares antiparalelas (com sentidos opostos, designando-se uma por 3’-5’ e a outra por 5’-3’), ligadas pelo estabelecimento de pontes de hidrogénio entre as bases azotadas complementares das duas cadeias.



# DNA

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é o suporte universal da informação genética que define as características de cada organismo vivo. A unidade fundamental do DNA é o nucleótido, o qual resulta da ligação entre uma base azotada (A-adenina, G-Guanina, C-citosina, T-timina), uma pentose (desoxirribose) e um grupo fosfato.

MAIS UM ANO !

Agora no 11º ano e de regresso às aulas, irei dar continuidade ao meu blog .. É mais um ano, uma continuação do trabalho já practicado até aqui. Outra matéria, diferentes conceitos, mais curiosidades, novas ideias, de modo a despertar o interesse de todos. Assim, tentarei prosseguir este espaço, esperando melhorá-lo (: