# Conteúdos leccionados

TROCAS GASOSAS NOS ANIMAIS

As trocas gasosas nas plantas ocorrem ao nível dos estomas. As plantas realizam vários processos que implicam troca de gases com o ambiente. A fotossíntese e a respiração celular, por exemplo.


Factores que Condicionam a Abertura/Encerramento dos Estomas


1) Luz – maior luminosidade, implica maior taxa fotossintética. A planta, consequentemente, produz O2, que terá de ser libertado, logo, os estomas estarão abertos.

2) [CO2] – Quando a taxa de dióxido de carbono é baixa no interior da planta, esta tem necessidade de abrir os estomas para captá-lo do exterior.

3) Humidade do solo – maior quantidade de água no solo, implica uma maior absorção, com consequente transpiração, por isso, os estomas estão abertos.

4) Humidade atmosférica – Maior humidade no ar, implica estomas fechados.

5) Temperatura – por norma, uma maior temperatura, leva a uma maior transpiração e a que os estomas estejam abertos.

6) Aumento da concentração de solutos – quanto maior esta concentração de solutos na planta, maior será a quantidade de água necessária à planta, logo os estomas estarão abertos.

7) Vento – por norma, quando a intensidade do vento é elevada, a planta transpira mais. Maior transpiração leva a estomas abertos.

Fóssil de 47 milhões de anos '


O ESQUELETO quase completo de uma criatura de 47 milhões de anos achado na Alemanha traz novas pistas sobre a evolução dos primatas numa época em que humanos e macacos ainda não existiam. O fóssil, apresentado ontem por cientistas no Museu Americano de História Natural, em Nova York, tem o tamanho de um gato pequeno, com cauda grande.
O animal não é um ancestral direto dos primatas, afirmam os autores da descoberta em estudo na revista "PLoS One", mas traz uma boa ideia de como o ser que precedeu os humanos seria naquela época.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u568658.shtml

Reflexão: Um fóssil é o resto de um ser vivo ou vestígios da sua actividade, podendo ser ovos, ossos, carapaças, pegadas ou dentes.. Estes trazem-nos informação sobre a sua história e consequentemente a história da Terra. Um fóssil com 47 milhoes de anos remete-nos para um passado distante e dá-nos a conhecer o desaparecimento total ou extinção de espécies.

# Conteúdos leccionados

FLUIDOS CIRCULANTES



- Nos animais com sistemas circulatórios abertos existe apenas um tipo de fluido circulante, a hemolinfa, que abandona os vasos sanguíneos, banhando directamente as células.



- Os vertebrados possuem dois fluidos circulantes: o sangue e a linfa. O sangue é constituindo por plasma e elementos figurados (hemácias, leucócitos, e plaquetas).

O plasma, ao abandonar os capilares sanguíneos, difunde-se, ocupando os espaços entre as células, constituindo o liquido intersticial ou linfa intersticial. Este rico em produtos de excreção, passa, ao nível dos capilares venosos, de novo para o sangue. Uma parte da linfa intersticial é recolhida em capilares linfáticos, que se distinguem dos sanguíneos por serem fechados nas extremidades, constituindo a linfa circulante, que é conduzida até vasos de maior calibre, os vasos linfáticos. A linfa circulante entra na corrente sanguínea pouco antes do sangue entrar na aurícula direita. A renovação constante da linfa intersticial permite que as células obtenham continuamente nutrientes e oxigénio e eliminem os produtos resultantes do seu metabolismo. É desta forma que se estabelece um intercâmbio contínuo de substâncias entre as células e o sangue, que por sua vez nunca abandona os vasos sanguíneos.

Nos vertebrados, para além do aparelho circulatório sanguíneo, existe, portanto, um sistema linfático formado pelos vasos linfáticos ramificados em capilares linfáticos e pelos órgãos linfóides.



Uma nova ciência '

Biomémesis- uma ciência- inspira-se na natureza e nos quatro milhões de anos de experiência e foi definida como o início da terceira revolução humana depois da descoberta do fogo e da revolução industrial.
Uma aplicação baseada na natureza que pode ser posta em marcha dentro de dez anos é um bypass baseado na estimulação eléctrica do coração das baleias corcunda, que consegue atravessar a massa de gordura que protege do frio o corpo do animal. Investiga-se como o corpo deste animal, de mais de 900 quilogramas, bombeia uma quantidade de sangue oxigenado, equivalente a seis banheiras cheias, através de um sistema circulatório 4.500 vezes maior do que o do ser humano.

Fonte: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/4c39f2b1666f7101755622.html

Reflexão: Actualmente, a ciência avança no sentido de achar respostas a várias doenças, entre as quais algumas ligadas ao coração. Este orgão, essêncial ao funcionamento da vida humana, alberga uma série de funções. E há ínumeros problemas que o vulnerizam, como a endocardite, a miocardite, a pericardite e especialmente a doença coronária causadora de grande parte de mortes. A biomémesis é uma nova ciência que tenta encontrar solução para algumas delas.

# Conteúdos leccionados




MAMIFEROS E AVES - Sistema circulatório





  • Coração com 4 cavidades: 2 aurículas e 2 ventrículos, impedindo a mistura de sangue arterial com sangue venoso. Esta característica permite:
    - Que estes animais tenham uma maior disponibilidade de oxigénio, que por sua vez, permite uma maior obtenção de energia e assim, a capacidade de manter a sua temperatura constante (animais homeotérmicos);
    - Que o sangue depois de oxigenado e de regressar ao coração, receba um novo impulso que permita percorrer o corpo com maior pressão, sendo mais eficaz;
    A circulação nas aves e mamíferos é dupla e completa.

# Conteúdos leccionados




ANFÍBIOS - Sistema circulatório





  • Coração com 3 cavidades: uma aurícula e dois ventrículos. A circulação destes animais é dupla: pois existem dois tipos de circulação, a circulação pulmonar (que leva o sangue aos pulmões para que seja oxigenado e trá-lo de novo ao coração), e a circulação sistémica (que leva o sangue ás células e trá.lo de novo ao coração já rico em CO2). A circulação destes animais é incompleta, porque no ventrículo misturam-se os sangues arteriais e venosos. Estes animais são heterotérmicos (temperatura variável).

# Conteúdos leccionados






PEIXES - Sistema circulatório




  • Coração com duas cavidades: uma aurícula e um ventrículo. A circulação é simples porque o sangue passa uma vez só no coração, o que faz reduzir a pressão e velocidade sanguíneas. O coração destes animais é apenas atravessado por sangue venoso.
    - Tecidos do corpo (consomem O2 e libertam CO2) --> veias --> aurícula --> ventrículo --> brânquias (onde o sangue é arterializado).

# Conteúdos leccionados



Tipos de sistemas circulatórios:


  • Aberto – parte do trajecto faz-se no interior de vasos e outra parte em bolsas ou lacunas existentes entre os tecidos (menos eficiente porque o sangue fluí mais lentamente).

  • Fechado – o fluido circula apenas no interior de vasos (mais eficiente pois o sangue fluí mais rapidamente).

# Conteúdos leccionados


A fotossíntese é o processo pelo qual os seres autotróficos produzem o seu próprio alimento. Isto permite, com recurso a energia luminosa, produzir compostos orgânicos a partir de dióxido de carbono e água, com libertação de oxigénio.